Equipe Engineme

Como é o Processo de Execução de uma Laje Protendida?

Olá, Calculista! Já falamos aqui sobre Lajes Protendidas, que também são conhecidas como Lajes de Armadura Ativa pelo fato de usarem armaduras ativas no lugar de armadura passiva, que é o caso do concreto armado.

Nas lajes protendidas, as tensões são aplicadas nas cordoalhas para aumentar a resistência da estrutura, te possibilitando construir vãos maiores.

Neste post aqui, nós te explicamos exatamente o que é uma laje protendida e quais são as suas vantagens. Clique para ler.

Mas já está na hora de você começar, de fato, a inserir lajes protendidas nos seus projetos e assim conseguir obras mais atrativas para os seus clientes, em um mercado de residências de alto padrão que só cresce no Brasil. Então, hoje vamos te explicar uma das maneiras de executar uma laje protendida. Vamos lá?!
Indo direto ao ponto, podemos dizer que a laje protendida pode ser feita tanto no local da obra quanto fora, em uma fábrica de pré-moldados. Bem como, pode ser feita de duas maneiras: através da pré-tensão e da pós-tensão.

Na pré-tensão, há a aplicação de tensões prévias com macacos hidráulicos nas cordoalhas de aço que ficam ancoradas nas extremidades do elemento, para que depois seja realizada a concretagem.

Já na Pós-tensão, o processo é inverso, com dutos posicionados por onde passarão as cordoalhas de aço para receber a concretagem, e somente após o concreto adquirir a resistência é que a protensão é realizada.

Ainda, essa protensão pode ser aderente ou não aderente.

Como você percebe, são muitas as maneiras de execução que uma laje protendida pode ter. Por isso, neste post vamos te explicar o processo de protensão não aderente no próprio local da obra, aplicando uma força de pós-tensão, que possui 7 etapas, detalhadas abaixo:

1. Instalação do local da laje na obra

No momento da instalação do local da laje na obra, o engenheiro deve colocar as formas de suporte, as formas verticais de borda e a armadura passiva da laje. A posição de locação da laje e a armadura devem ser postas conforme as diretrizes do seu projeto estrutural.

2. Instalação da ancoragem

Ao concluir a instalação das formas e armaduras, você pode dar início a instalação da ancoragem.

Ancoragem é a fixação das barras de aço no concreto, integrando esses elementos dentro da estrutura. É composta pela ancoragem ativa, onde será realizada a protensão nos cabos, e ancoragem passiva, que é o local onde o cabo será fixado nas formas verticais de borda.

Durante a sua instalação, utiliza-se o nicho de proteção (pocket former), que serve para distanciar a ancoragem da forma vertical de borda.

Na ilustração abaixo, elaborada pelo engenheiro Alexandre Emerick, você vê as peças que compõe a ancoragem ativa.
Importante constar que o seu projeto estrutural deve apresentar as localizações exatas da instalação das ancoragens nas formas verticais de borda, o que deve ser seguido rigorosamente.

Além de observar os locais de instalação da ancoragem definidos no projeto, você deve estar atento ao momento da instalação, pois a ancoragem deve estar bem conectada e na direção perpendicular com as formas.

As ilustrações abaixo te apresentam como o sistema de ancoragem ativa e passiva devem ficar no momento da sua instalação.

3. Colocação das cordoalhas

Esse é o momento em que inserimos a armadura ativa na laje, com as cordoalhas bem distribuídas, conforme seu projeto estrutural, e utilizando apoios e fixadores para deixar a cordoalha suspensa e fixa.

Observe se a cordoalha está sem corrosão e corretamente limpa, de modo que ela não prejudique o desempenho da estrutura. Após isso, pode iniciar a concretagem.

A conexão entre a cordoalha e a ancoragem é feita por uma luva plástica, de modo a evitar que o concreto penetre a ancoragem, para que não interfira no alongamento do cabo.

4. Concretagem da laje

Antes de iniciar, de fato, a concretagem, observe se as ancoragens, as armaduras passivas e ativas estão instaladas corretamente, evitando qualquer possibilidade de deslocamento da armadura que possa ocorrer a partir do impacto do lançamento do concreto ou dos vibradores de imersão com os cabos.

Caso você perceba que houve deslocamento no momento da concretagem, interrompa o processo imediatamente para corrigir a posição dos cabos.

Após isso, o engenheiro passa para a próxima etapa, que é a protensão. Mas esta só pode ser iniciada após o concreto atingir a resistência de projeto.

5. Protensão da cordoalha

Logo que o concreto alcançar a resistência de projeto, o engenheiro pode dar início à protensão nos cabos. Inicia-se retirando as formas verticais de borda e os nichos de proteção e utiliza-se o macaco hidráulico para realizar esta etapa.

O profissional deverá marcar a posição inicial e final do cabo, utilizando tinta spray ou fita, para poder comparar com o alongamento definido em projeto.

Em seguida, instala-se a cunha na ancoragem e o macaco hidráulico na cordoalha. Para esse processo, que deve ser realizado em um cabo de cada vez, é necessária uma equipe técnica que saiba usar o equipamento.

Quando todos os cabos atingirem o valor de tensão, a etapa de protensão chegará ao fim.

6. Acabamentos na laje

Para realizar os acabamentos na laje, o profissional deverá cortar o excesso das pontas nos cabos que foram alongados e proteger a ancoragem exposta contra corrosão, utilizando pintura com epóxi ou cap plástico.

Preencha os nichos de protensão que se formaram com a retirada dos nichos de proteção com material cimentício de baixa retração, de modo a também proteger as ancoragens da corrosão.

7. Retirada dos escoramentos na laje

Chegamos à etapa final! Neste momento, os escoramentos na laje são retirados, em data informada pelo responsável pelo projeto estrutural, que também definirá o sistema de escoramento a ser adotado.

E aí, engenheiro? Já se sente pronto para trabalhar com lajes protendidas?

Se quiser aprender ainda mais sobre o universo do Concreto Protendido, conheça o curso da Engineme, Estruturas.4.0. Um curso completo de modelagem e cálculo de estruturas protendidas orientadas às melhores práticas construtivas, onde o aluno irá aprender a projetar, juntamente com os mestres, 3 edificações completas, usando diferentes combinações de sistemas de lajes maciças e nervuradas. Clique aqui e saiba mais.
Criado com