Equipe Engineme

O que é Laje Protendida e quais as suas vantagens?

Já sabemos que um dos materiais mais utilizados na construção civil é o concreto. Isto porque ele é um material bastante resistente à compressão, além de poder ser moldado com facilidade, ter baixo custo, durabilidade e ser resistente a água.

Entretanto, na medida em que a engenharia estrutural evoluía e o homem exigia estruturas mais fortes e com maiores possibilidades arquitetônicas, o concreto, por si só, passou a não ser mais suficiente como solução para alguns projetos que exigiam um material cujas características de tração e compressão fossem melhoradas para suportar maiores cargas com vãos maiores.

E foi assim que surgiu o concreto protendido!

A protensão consiste, basicamente, em aplicar tensões ao concreto por meio de cabos de aço altamente resistentes, de modo a melhorar o comportamento quando submetido a condições de carga.

Pois bem, é com essas técnicas que são feitas as lajes protendidas. Quer entender melhor o que é uma laje protendida, quais as suas principais vantagens e quando elas são ideais para o seu projeto? Então continue lendo, que vamos te explicar tudo!

Afinal, o que é Laje Protendida?

A laje protendida também é conhecida como laje com armadura ativa, já que, ao contrário do concreto armado que se utiliza de armadura passiva para resistir às cargas, a laje protendida utiliza armadura ativa, em que tensões são aplicadas nas cordoalhas para aumentar a resistência da estrutura.

 Ou seja, a laje protendida é feita a partir da técnica do concreto protendido, cuja principal função, como já dissemos, é aumentar a resistência do concreto, permitindo o seu uso em espaços com grandes vãos.

Nesse sentido, uma laje protendida possibilita vãos entre 5 m e 15 m de distância entre os pilares, sem necessitar de escoramento, além de diminuir deformações e fissuras, resultando em aumento da sua capacidade de carga.

Vantagens da Laje Protendida:

A principal vantagem desse tipo de sistema é a satisfação do seu objetivo principal: a capacidade de vencer grandes vãos sem o uso de pilares, colunas ou vigas.

Com a protensão é possível construir lajes mais esbeltas com menos elementos de apoio, fazendo com que o peso da própria estrutura seja menor, corroborando com a economia dos materiais usados na obra e reduzindo o prazo da construção.

Por causa disso, podemos dizer que a laje protendida é uma solução que pode ser usada por qualquer tipo de estrutura, de residências de pequeno porte a grandes edifícios, já que  esse sistema, além de trazer economia material e de tempo, auxilia no ganho de área útil da edificação, o que agrega ainda mais valor ao projeto.

A utilização de lajes protendidas em edifícios mais altos, por exemplo, faz com que a altura final da obra seja menor, possibilitando o acréscimo de mais pavimentos, a depender o projeto.

Outra enorme vantagem das lajes com protensão é o fato de que o seu concreto estará quase sempre sujeito a compressão, evitando o aparecimento de fissurações e reduzindo drasticamente os riscos de patologias na estrutura.

Entendeu porque a busca por sistemas de lajes protendidas tem crescido na construção civil?

Entretanto, para se aprofundar no assunto e começar a elaborar projetos mais valiosos para o seu escritório, com obras mais vantajosas para os seus clientes, é necessário começar a entrar no universo do Concreto Protendido de fato.

Existem diversos cursos no mercado para ensinar engenheiros estruturais a elaborar projetos e obras com concreto protendido. Na Engineme, você encontra uma equipe de profissionais que vai te ensinar, com uma metodologia de ensino mão-na-massa, a trabalhar com essa solução.

Conheça os cursos da Engineme clicando aqui.






Criado com