Curso de Extensão para Calculistas.

dimensionamento e análise à punção em lajes planas: métodos e aplicação.

Formação nas mais modernas práticas e teorias de cálculo para Punção e efeitos de reação laje-pilar, com foco na prática manual para aplicação direta em projetos segundo as normas NBR-6118 e ACI-318.
Write your awesome label here.

100% online

Pode assistir direto da sua casa.

diversos casos

8 desafios práticos.

no seu tempo

Aulas de até 20 minutos para encaixar em qualquer agenda

material completo

Planilhas e materiais de apoio

punção é coisa séria

A Punção é um modo de ruptura que ocorre por cisalhamento em elementos delgados submetidos a carga ou reação concentrada aplicada transversalmente, que provoca elevadas tensões de cisalhamento em torno de regiões relativamente pequenas, podendo resultar em ruptura frágil. Nas lajes lisas, esta situação é típica na região da ligação laje-pilar.
O primeiro acidente registrado de ruptura por punção ocorreu em Indianápolis, nos EUA, em 1911. O edifício Prest-o-Lite entrou em colapso abrupto e imediato. Outros acidentes como esse foram registrados em outras circunstâncias, como o Edifício de Apartamentos em Boston, em 1971 o Colapso Parcial do Edificio Pipers Row Car Park, em Wolverhamptom. No Brasil, temos alguns exemplos, como um edifício residencial no Espírito Santo.

O problema de Punção em Pilares, muito estudado em lajes planas, é um problema de engenharia que vem sendo endereçado há mais de 100 anos. Existem muitas técnicas de dimensionamento das situações de tensões atuantes e suas respectivas soluções. O problema de punção é na verdade um problema de cisalhamento localizado, devido às elevadas cargas concentradas nos pilares, que são, de modo, geral, elementos esbeltos.

As normas NBR 6118 e ACI 318 já trazem parâmetros bastante seguros para o dimensionamento aos esforços cisalhantes de punção. Além de termos ferramentas de mercado já disponíveis para o dimensionamento das tensões e, consequentemente, trazendo aos projetistas, ferramentas para desenvolver a solução de engenharia competente para lidar com esse problema.

torne-se especialista em punção.

Através de um curso direto ao ponto e repleto de exemplos práticos, aprenda a dimensionar lajes à punção em diferentes situações e através de diferentes métodos.
  • Pilares Internos
  • Pilares de Bordo
  • Pilares de Canto
  • Dimensione usando barras
  • Dimensione com Studs
  • Dimensione com uso de capitéis
  • Ganhe proficiência através de diferentes métodos
  • Domine o cálculo manual à punção, usando diferentes ferramentas
Write your awesome label here.

confira as disciplinas abordadas nesse curso.

As disciplinas estão distribuídas de modo a atender todos os casos de análise de punção através da NBR 6118. Além disso, são apresentados em detalhes estudos relacionados à norma americana ACI-318.
Conheça seu Instrutor

matheus marinho

Sócio e Diretor Técnico do CCP >> maior consultoria em Concreto Protendido da América Latina. Já participou diretamente de mais de 2000 projetos com cordoalha engraxada (entre projetos autorais e consultorias) e é integrante do Comitê Técnico da ABP - Associação Brasileira de Protensão. É especialista em Análise Estrutural de Lajes planas. 
Patrick Jones - Course author
Criado com