Treliça é uma estrutura metálica muito usada para dar apoio e resistência para a estrutura de uma obra, sendo muito comum na construção civil.
Quem decide qual treliça é mais adequada ao projeto é o Engenheiro Estrutural, mas os arquitetos também precisam conhecer os tipos de treliças e suas características para identificar as melhores alternativas para o projeto arquitetônico.
Então, se você é engenheiro estrutural ou arquiteto, leia este post completo e aprenda o que é treliça e quais são os tipos mais usados na construção civil!
Treliça é uma estrutura metálica formada por cinco ou mais unidades triangulares formadas por ângulos chamados de nós. Como já falamos, ela é usada para oferecer apoio e resistência para a estrutura de uma obra.
Esse tipo de estrutura não é algo novo na engenharia. Ao contrário, está presente na construção civil há centenas de anos. Quer um exemplo? A Torre Eiffel, cartão postal parisiense, é formada essencialmente por quatro pilares de treliças de ferro, e foi inaugurada em 1997!
Apesar de ser uma ferramenta já bastante conhecida dos engenheiros, a treliça continua ganhando destaque e relevância, sendo bastante usada na construção de lajes, coberturas e pontes. Cientes da sua importância, vamos descobrir para que serve esse elemento estrutural?
A treliça consegue absorver o peso e o impacto de lajes sem sobrecarregar a fundação, isso tudo devido ao seu formato, motivo pelo qual a sua principal função é dar apoio e resistência às estruturas.
Por isso, a laje treliçada é uma excelente opção para obras com grandes distâncias entre vãos, que é uma forte tendência da arquitetura, já que consegue criar uma estrutura leve, além de contribuir para a estética do espaço, que se torna mais sofisticado.
A treliça também pode ser usada em:
• pontes;
• coberturas;
• fachadas;
• torres de energia e telecomunicações;
• mezaninos.
Se o seu projeto envolve uma obra com grandes vãos, a treliça é a solução indicada. Isto porque a treliça atua suportando grandes cargas e oferecendo apoio, resistência e segurança para as estruturas da obra.
Ela pode substituir a laje pré-moldada, pois ajuda na execução e organização do canteiro de obras. Por ser um material prático, é utilizada em situações que necessitam de agilidade e elementos pré-moldados. Por isso, é muito utilizada em grandes obras como pontes, edifícios e estruturas de grande porte.
Mas ela não se aplica só nesses casos, e também pode ser usada para sustentar telhas com menos material ou em fachadas e mezaninos, já que seu formato estético traz modernidade aos projetos, além de facilitar a passagem de iluminação zenital.
Veja alguns exemplos lindos de treliça na arquitetura:
Possui forma mais básica, em padrão triangular e é mais indicada para pequenos vãos.
Essa treliça possui elementos superiores e inferiores, chamados de banzos, que ficam posicionados em paralelo, enquanto as diagonais seguem um padrão que se multiplica. São indicadas para vãos maiores, entre 20 a 100 metros.
A treliça trapezoidal apresenta uma leve inclinação no banzo superior. É indicada para coberturas.
Também indicada para vãos maiores que variam entre 20m e 100m, a treliça tipo Pratt possui elementos diagonais, com exceção dos extremos, que descem e apontam para o centro do vão.