Hoje em dia, para ser um engenheiro bem colocado no mercado de trabalho, não basta cursar uma faculdade. São 30 tipos diferentes de cursos de Engenharia existentes no Brasil. Só de Engenharia Civil, já temos 549 faculdades e universidades autorizadas pelo MEC.
Ou seja, para se destacar, não basta ter um diploma, pois a disputa por espaço e a exigência por bons profissionais cresce na medida em que cresce o número de engenheiros no mercado. Mas e então como conquistar a qualificação profissional ideal para ser aquele engenheiro que as empresas estão procurando contratar? Neste artigo, iremos te ajudar com algumas dicas!

Essa dica parece óbvia, mas boa parte dos alunos parece ficar
satisfeita por ter ganhado a batalha do vestibular e se acomoda durante os anos
de curso, deixando de aproveitar oportunidades que irão agregar valor na sua
vida profissional e te trazer capital cultural.
Então, se você ainda está cursando engenharia, aproveite esse
tempo para desenvolver boas relações com seus professores, participar
ativamente de feiras e congressos, publicar artigos que possam preencher o seu
Lattes e para se transformar em autoridade na área que você escolheu.
Falando em autoridade, já na faculdade você pode começar a
usar as suas redes sociais transformando o seu aprendizado em conteúdo para um
público que, um dia, pode vir a ser sua base de clientes ou de contatos
profissionais. Quando você se formar, com certeza, já estará muitos passos à
frente na busca por sucesso profissional.
Essa
dica serve tanto para alunos que ainda estão na faculdade quanto para
profissionais. É a partir das conexões que você estabelece com amigos e
profissionais que as oportunidades aparecem. Não ache que montar uma rede de
networking é uma prática “interesseira”. Networking é uma troca de
experiências, de aprendizados e de oportunidades. Todos têm a ganhar.
E se você quiser trocar conhecimento e estabelecer conexões que possam somar na sua rede de networking, a melhor plataforma para isso é o Linkedin.
Crie o seu perfil nessa rede para divulgar a sua vida acadêmica e profissional, acompanhar o conteúdo de colegas e professores e se divulgar como um profissional antenado, capacitado e ativo. É justamente nessa plataforma que os recrutadores das melhores empresas buscam profissionais como você.
O medo pode ser paralisante e pode te fazer desacreditar do seu próprio potencial, mas não duvide: todo profissional, principalmente se em início de carreira, é cheio de medo. Medo de iniciar, de ser julgado, de não conseguir, de não estar a altura... São medos que podem nos acompanhar por toda vida, a cada novo desafio que nos surge.
Respirar fundo e persistir para não deixar o medo te impedir de aproveitar as oportunidades é a solução. Seja mais tolerante e compreensivo consigo mesmo para, assim, entender que qualquer possibilidade de fracasso que houver é passageira, e você pode continuar aprendendo em tudo. Retirar o peso dos nossos possíveis fracassos ajuda a desmistificar o monstro do insucesso.
A engenharia trabalha com áreas do conhecimento que mais produzem inovações e, por isso, está sempre se renovando, se atualizando e criando novas soluções e tecnologias que possam acompanhar o desenvolvimento e as transformações sociais.
Por isso, o excelente profissional de engenharia deve ser um eterno aluno, curioso com as mudanças do mercado, com as novas descobertas da engenharia e um constante estudante para que seu conhecimento nunca se torne defasado.
Gostou dessas dicas? Siga-nos em nossas redes sociais para aprender sempre mais e se manter atualizado com o melhor conteúdo do universo da engenharia.