Dec 1 / Equipe Engineme

Sustentabilidade e Máquinas Pesadas?! Veja as novidades no mercado!

Diante da crise climática, os esforços da engenharia têm se voltado a encontrar soluções mais sustentáveis que possam reduzir a pegada de carbono no Planeta. No mercado de máquinas pesadas, um dos mais poluentes, a sustentabilidade tem sido um desafio. Entretanto, novas máquinas e novos modelos de mercado tem surgido e ganhado força no Brasil e no mundo. Neste artigo iremos te apresentar as últimas novidades do setor.

Novas máquinas elétricas para redução de carbono

Seguindo a tendência de redução na emissão de carbono, a Cartepillar apresentou, em evento realizado em outubro em Munique, Alemanha, quatro novos protótipos de máquinas elétricas a bateria que pretendem ajudar as empresas-clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade.

Os protótipos apresentados são: Miniescavadeira 301.9; a Carregadeira de Rodas Compacta 906; a Escavadeira Hidráulica 320 de porte médio; e a Carregadeira de Rodas 950 GC.

As baterias Caterpillar que alimentarão as máquinas seguem em teste e acompanharam um carregador AC integrado. A companhia também planeja oferecer uma opção de carregamento rápido DC externo.

Segundo o presidente do grupo Tony Fassino, responsável pelo segmento de Indústrias de Construção, "É importante darmos o suporte aos clientes em sua jornada de sustentabilidade hoje com uma variedade de soluções que incluem máquinas que rodam com combustíveis renováveis ou ainda com tecnologia que aumenta a eficiência do combustível, bem como no futuro à medida que desenvolvemos nossas próximas gerações de máquinas".

A Caterpillar já possui uma linha de baterias com tecnologia já testada de íons de lítio, que tem projeto modular que permite configurações flexíveis para várias aplicações. Além de serem projetadas para serem escaláveis – com capacidade de expandir e evoluir – conforme a necessidade de desempenho da indústria e do cliente e para maximizar a sustentabilidade ao longo de seu ciclo de vida, incluindo reciclagem e reutilização ao final da vida útil.

Aluguel de Caminhões com cobertura nacional

A Scania anunciou a sua nova empresa, a Scania Locação, que entrará no mercado de aluguel de caminhões no Brasil, oferecendo cobertura nacional com uma série de serviços com conectividade e planos de manutenção.

A empresa tem previsão de iniciar sua atuação em fevereiro de 2023, quando deverá realizar as primeiras entregas. Os produtos disponibilizados serão os caminhões da nova linha P8/Euro 6, a nova gama Super, incluindo os veículos movidos a gás natural e/ou biometano.

Segundo Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, “A Scania Locação chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes. Ele não chega para substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”.

Munhoz afirma que a empresa percebeu uma crescente demanda nacional por alugueis de caminhões, oque representa uma mudança no perfil conservador do transporte brasileiro. Na Europa, essa realidade já está estabelecida com um mercado de aluguel de caminhões que funciona há mais de 30 anos, comprovando a eficácia do sistema de locações.

Aqui no Brasil, o serviço começará a ser oferecido na Fenatran, com cobertura nacional, e se apresenta como um sistema de transportes mais sustentável.

E engana-se que o serviço ofertado se resume ao aluguel do caminhão. A solução oferecida pela empresa vai ofertar além do produto corretamente especificado para a necessidade do cliente e suas tecnologias, gestão inteligente com solução de serviços e apoio dos Serviços Financeiros Scania. No pacote de Serviços poderão contar com conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.

Created with