Equipe Engineme

Inovação, Sustentabilidade e tecnologia no centro da Concrete Show

 

O maior evento da cadeia construtiva da América Latina começou no dia 09 e terminou no dia 11 deste mês. Foram 3 dias de evento nesta 13ª edição, com mais de 300 marcas nacionais e internacionais, palestras, cursos e workshops, que marcaram o retorno ao modelo presencial, mas com a manutenção de uma plataforma exclusiva para atender às necessidades do público on-line.

A Concrete Show aconteceu novamente no São Paulo Expo, e neste post vamos te contar as principais inovações em equipamentos, serviços, materiais e tecnologia apresentadas pelas empresas presentes na feira.

Os vários expositores apresentaram ao público um novo jeito de construir, explorando novas tecnologias que trazem maior produtividade no canteiro de obras e de acordo as metas de redução nas emissões de carbono, com o uso de materiais mais sustentáveis.

Assuntos como energia renovável, reaproveitamento de resíduos, inovações tecnológicas e inovações que trazem produtividade com menor impacto ambiental foram as principais pautas desta edição.

Algumas atrações e exposições se destacaram, dentre eles, podemos citar a ArcelorMittal, líder de aços no Brasil, que foi uma das patrocinadoras do evento e apresentou o seu novo produto, o Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™, o primeiro produto deste tipo da América Latina, produzido a partir de matéria-prima reciclada e energia renovável com baixa pegada de carbono.

A preocupação da empresa com a sustentabilidade na cadeia de aço foi oficializada em 2021, quando a ArcelorMittal lançou um programa global que objetiva a redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa, o XCarb™.
A pauta da sustentabilidade também esteve presente com a participação da empresa Aço Verde do Brasil (AVB), que é a primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo certificada pela SGS. A AVB trabalha na produção de aço sem utilização de combustíveis fósseis, usando exclusivamente energias renováveis.

Um dos produtos apresentados é o fio-máquina que é utilizado na confecção de arames, cabos, barras para construção mecânica, e os vergalhões CA-50 e CA-60 utilizados em armaduras treliçadas e para corte e dobra, respectivamente.

“Participar do Concrete Show está sendo extremamente positivo. Conseguimos mostrar nossos serviços para um novo público. Temos um produto atrativo, com preço competitivo, qualidade e emissão zero de carbono, isso faz a diferença para que a AVB conquiste cada vez mais espaço. Além disso, com o networking que o evento proporciona, conseguimos elevar o conhecimento do mercado, clientes e parceiros sobre a nossa história, que se baseia na filosofia de sustentabilidade, presente em nosso DNA”, afirmou o diretor Comercial & Logística da AVB, Leandro Vasconcelos da Costa.

No segmento de máquinas e equipamentos, a Liebherr apresentou pela primeira vez em uma feira de negócios a sua Betoneira HTM versão Lightweight, que é muito mais leve e com maior capacidade líquida transportada e dentro da respeitando a lei da balança e os limites nominais do equipamento.

Segundo a coordenadora de marketing da Libherr, a betoneira pode aumentar a capacidade de transporte do equipamento em, aproximadamente, um metro cúbico. Atualmente, são 350 unidades em operação no Brasil.

Já a Yanmar, apresentou duas novidades como destaque na exposição: a mini pá carregadeira V3 e a mini escavadeira SV100.

A mini pá carregadeira VE é um dos equipamentos mais versáteis do mercado, pois, apesar de ser projetada para atuar no ramo de construção civil, pode ser usada em outros setores, como o agrícola, já que ela apresenta uma versão com caçamba e roda de zinco que visa trabalhar com materiais de maior corrosão. Outro diferencial é a produtividade: ela atinge velocidade de 15 km/h, concedendo ao produto mais rapidez e agilidade. O motor da V3 possui potência de 24,4 hp, baixo consumo de combustível, baixa emissão de gases e baixo nível de ruído.

Quanto à mini escavadeira SV100, tem acoplado um martelo rompedor para demolição e também é indicada para outras aplicações, de acordo com Pedro Ferreira, supervisor da filial de fábrica da Yanmar.

Na área de tecnologia, tivemos a Construct IN participando pela primeira vez do evento e trazendo soluções para documentação de obras por imagem 360. Com uma câmera acoplada ao capacete, o engenheiro pode ter uma visão completa da obra mesmo longe do canteiro.

 “Nossa tecnologia registra o ambiente em alta definição e nosso software organiza em pastas, a fim de evitar que essa documentação se perca em meio às outras fotos. Esse programa contribui diretamente na redução de custos com deslocamento e otimiza as visitas do engenheiro à obra”, explica o head de marketing da empresa, Matheus Pandolfo.

Outra novidade em tecnologia associada à cadeia construtiva é da TQS. A conhecida empresa nacional de softwares par projetistas estruturais lançou no evento uma nova versão, o TQS V23. Esse novo lançamento tem como diferencial o EAG 3D, um novo editor gráfico para modelagem 100% tridimensional (BIM) que permitirá a execução de tarefas inéditas dentro do TQS.


Criado com