Equipe Engineme

Tecnologia e Engenharia: Impressora 3D constrói uma casa de dois andares de concreto

Em um feito inédito para a Engenharia, uma enorme impressora 3D com mais de 12 toneladas está construindo uma casa de dois andares. 
A tecnologia na engenharia civil realmente chegou a outro patamar. Pela primeira vez nos EUA, uma casa de dois andares está sendo levantada por uma impressora 3D, que pesa mais de 12 toneladas, e que levanta a estrutura soltando camadas de concreto.

A construção será uma casa com cerca de 1,2 mil metros quadrados, distribuídos em dois andares, em Houston, nos Estados Unidos.

Está previsto um total de 330 horas de impressão até a finalização da obra, conforme relatou a arquiteta do projeto, Leslie Lok:

 “Na verdade, você pode encontrar muitos edifícios impressos em 3D em muitos estados”, disse Leslie. “Uma das coisas sobre a impressão de um segundo andar é que você precisa, sabe, da máquina. E, claro, há outros desafios: estruturais e logísticos quando imprimimos um edifício de dois andares.”

A casa, que contará com três quartos e estrutura de madeira, está na metade do processo de sua construção, e será vendida para uma família que optou por permanecer anônima.

O projeto é uma colaboração de dois anos do estúdio Hannah, Peri 3D Construction e Cive, uma empresa de engenharia de construção.

Segundo a chefe de engenharia estrutural da Cive, Hikmat Zerbe, espera-se que essa técnica possa vir a auxiliar na construção de residências familiares de uma forma mais rápida e econômica.

A economia se dá, principalmente, porque a impressora 3D faz todo o trabalho pesado, dispensando muitos trabalhadores no canteiro de obras e reduzindo os custos da produção.
Criado com