Sir Henry Royce é um engenheiro britânico famoso por criar motores lendários para carros e aviões, além de ter sua marca imortalizada em uma das marcas de luxo mais reconhecidas do mundo. Ele é conhecido por ter projetado o Silver Ghost, descrito pela Autocar em 1907 como "o melhor carro do mundo", além do motor aero Merlin V12, que forneceu desempenho espetacular para caças durante a Segunda Guerra Mundial. Este artigo apresenta a vida e as realizações de Sir Henry Royce.
Sir Henry Royce nasceu em Alwalton, perto de Peterborough, em 1863, numa época em que o Reino Unido estava no auge de seu poder imperial. Ele ganhou a vida vendendo jornais e entregando telegramas, depois de completar apenas um ano de educação formal. Aos 15 anos, tornou-se aprendiz da Great Northern Railway, antes de trabalhar na Electric Light and Power Company, onde foi engenheiro elétrico-chefe do primeiro sistema elétrico de iluminação pública de Liverpool.
Em 1884, Royce abriu um negócio de acessórios elétricos em Manchester com seu amigo Ernest Claremont. A empresa fabricava dínamos, guindastes elétricos e motores, e em 1899, foi registrada como Royce Ltd, uma empresa de capital aberto.
Durante a crise econômica que se seguiu à Segunda Guerra dos Bôeres, a saúde de Royce piorou, e ele foi persuadido a convalescer na África do Sul. Lá, ele leu O Automóvel - Sua Construção e Gestão, do engenheiro francês Gerard Lavergne, e ficou convencido de que os britânicos estavam ficando para trás de seus colegas europeus. Ele passou os primeiros anos do século 20 experimentando o design de carros.
Em 1904, o novo carro Royce 10 HP fez sua primeira corrida, e, três semanas depois, cobriu as 145,5 milhas de Londres a Margate e voltou a uma velocidade média de 16,5 mph. Ele construiu três carros experimentais de dois cilindros de seu próprio projeto - todos chamados de 'Royce' - um dos quais ele deu a Claremont, enquanto outro foi vendido a outro diretor de sua empresa.
Sir Henry Royce foi um dos maiores engenheiros britânicos, conhecido por suas criações de motores de carros e aviões lendários. Ele começou sua carreira como jornaleiro e entregador de telegramas, mas acabou se tornando um engenheiro elétrico-chefe, antes de abrir sua própria empresa de acessórios elétricos em Manchester. Ele passou os primeiros anos do século 20 experimentando o design de carros, o que levou à criação do carro Royce 10 HP, que foi excepcionalmente silencioso e confiável.