May 16 / Equipe Engineme

Dá para estudar Engenharia Civil a distância?

Pensando em estudar Engenharia Civil a distância e está em dúvida se, realmente, vale a pena? Nesse artigo, vamos te ajudar a chegar a resposta.
Antes de responder a essa pergunta é preciso estabelecer alguns pontos relativos à faculdade de Engenharia Civil na modalidade a distância para termos o máximo de informações e poder trazer a resposta mais completa e precisa sobre o tema.

A função da faculdade a distância de Engenharia Civil (assim como a presencial e semipresencial) é preparar os alunos para ter domínio completo sobre as etapas que envolvem a construção de uma obra em si. Indo desde a preparação do local e criação do projeto, até a execução. Mas será que é possível ter um bom aprendizado, nesse ramo, à distância?

Uma carreira de sucesso...

No Brasil, a profissão de engenheiro civil aparece em terceiro lugar na lista de taxa de ocupação e em quinto no ranking das carreiras com melhores salários para profissionais com curso superior. Tais levantamentos foram feitos pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Além disso, atualmente e nos últimos anos, o setor ligado a Engenharia Civil tem crescido cada vez mais e se tornado ainda mais relevante a partir do seu aquecimento pelo mercado.

Por conta disso, a busca pelo curso de Engenharia Civil tem crescido e muitos buscam um curso a distância por ser mais flexível e ajustável à rotina do aluno do que uma faculdade presencial.

Engenharia Civil a distância funciona na prática?

Os cursos a distância já foram mal vistos e reconhecidos como cursos que facilitam a vida do aluno sem, de fato, ensinar com profundidade. Porém, essa modalidade não para de crescer e, com isso, trazendo novamente a dúvida acerca da qualidade dos cursos e sua eficácia na formação de um bom profissional.

Em linhas gerais, a primeira coisa que se deve olhar antes de fazer uma faculdade a distância, é se o diploma é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Tendo esse reconhecimento, o diploma e o curso têm a mesma validade de um curso presencial. Afinal de contas, o MEC utiliza um processo rigoroso acerca da qualidade do curso como um todo, passando pelos professores, projeto pedagógico, estrutura do polo de apoio, entre outras diretrizes relevantes, além de realizar avaliações periódicas.

É claro que para atuar como engenheiro civil e ser oficializado como um, além do diploma, é preciso estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Mas isso vale para qualquer faculdade, independente de ser a distância ou não.

Conclusão

A resposta correta é sim, dá para estudar Engenharia Civil a distância, desde que esteja regulamentada pelo MEC.

Dessa forma, o aluno terá acesso às disciplinas obrigatórias para poder aprender a se tornar um engenheiro civil de verdade.

Além disso, é importante pontuar que, mesmo em cursos a distância, algumas atividades precisam ser presenciais, como os estágios obrigatórios, que trazem experiência prática para o aluno.

É claro que existem cursos e cursos, por assim dizer, e algumas faculdades têm mais prestígio que as outras. Entretanto, quando falamos em alunos e profissionais, é preciso levar em conta a capacidade e interesse do aluno, afinal de contas, a faculdade a distância oferece as ferramentas necessárias, cabendo ao aluno estudar e utilizá-las.

A dica final que trazemos é que se você quer cursar Engenharia Civil e o curso a distância é o melhor aplicado para sua realidade, dá sim, para se tornar um excelente profissional, desde que estude com afinco (as “ferramentas” estarão na “mesa”) e, é claro, que a faculdade ofereça o diploma reconhecido pelo MEC.

Mas cursar uma faculdade de engenharia civil, à distância ou presencialmente, pode não te preparar completamente para o mercado de trabalho, assim como nenhuma faculdade, seja que qual área for, é capaz de esgotar os conhecimentos que um bom profissional precisa ter para se destacar.

BÔNUS: Como complementar a formação do Engenheiro Civil?

Ciente da quantidade de profissionais formados e sem qualificação necessária para se tornarem relevantes no mercado, outros cursos têm surgido com o objetivo de complementar a preparação do engenheiro civil para áreas mais específicas da engenharia.

A Engineme é uma uma plataforma online de Educação para profissionais da Construção Civil, feita por engenheiros com experiência em suas respectivas áreas, e cursos com as melhores práticas didáticas do mercado, que promovam o ensino para a aplicação, além de estimular fóruns de debate e suporte especializado.

A principal proposta dos cursos da Engineme é formar alunos preparados tecnicamente para fazer o gerenciamento intensivo de suas obras e projetos, contribuindo ativamente para criar uma comunidade industrial mais produtiva, embasada em processos, inovadora e aberta para troca de experiências, suprindo as lacunas de conhecimento e prática que as faculdades não conseguem alcançar.

Conheça todos os cursos da Engineme clicando aqui, e se torne um profissional verdadeiramente preparado para o mercado!
Created with