Equipe Engineme

Qual software escolher? TQS ou Eberick?

O sistema estrutural é um dos pontos mais importantes de uma edificação. A má execução desse tipo de projeto pode colocar em risco a vida das pessoas. Por isso, quem é Engenheiro Estrutural sabe que o objetivo número um do seu cálculo é garantir precisão e segurança em todas as etapas da obra. 

Cientes da importância da precisão do cálculo estrutural, surgiram vários softwares no mercado que auxiliam engenheiros, arquitetos e projetistas. Mas como saber qual o melhor software de cálculo estrutural para o seu projeto? Qual irá atingir os objetivos que você precisa?


Antes de encontrar essas respostas, você precisa saber que não há como dizer que algum deles seja melhor que os demais. Como todos tem características próprias, vantagens e desvantagens, mais vale conhecer como funciona cada um, para, então, escolher o que melhor se adequa ao seu caso profissional.


Diante da diversidade de softwares hoje, vamos focar nos dois mais utilizados no Brasil: TQS e Eberick, e vamos mostrar quais são os principais pontos de diferenças entre eles. Vamos lá?!

Por que é tão importante saber utilizar softwares para dimensionamento estrutural?

Com a complexidade dos projetos da atualidade, que envolvem múltiplas variáveis, os engenheiros estruturais têm se amparado na tecnologia para buscar os melhores resultados, com maior segurança e menor custo.

Nesses casos, dominar essas ferramentas de cálculo estrutural, conforme a necessidade de cada projeto, é importante para elevar a produtividade e garantir a otimização de processos.

Além disso, esses softwares voltados para projetos estruturais também garantem que as estruturas atendam a todas as normas de construção civil, evitando a ocorrência de multas ou alterações que podem encarecer a conclusão da obra, a partir do acesso a informações úteis que vão cuidar do projeto estrutural com maior completude.

conhecendo o TQS e o Eberick

1. Conhecendo o TQS:

O software TQS é utilizando para cálculo, dimensionamento, detalhamento e desenho de estruturas de concreto armado, protendido e pré-moldado.

Assim como o Eberick, o TQS é uma empresa nacional, consolidada no mercado há mais de 30 anos. Além de possuir um excelente suporte para seus usuários, ele pode servir para uso profissional e também de estudantes. Para estes últimos, com avaliação e licença gratuita.

Por meio de seu editor CAD, o projetista fornece as informações estruturais de pilares, vigas, lajes, fundações e estabelece as ações que incidirão sobre a estrutura (vento, sobrecargas etc.). A partir desses dados, o TQS calcula e fornece simulações, sendo destaque por conter recursos integradores, atendendo à todas as normas reguladoras nacionais, como a NBR 6118/2014.

2.    Conhecendo o Eberick

Também desenvolvido por empresa nacional, o Eberick é um pouco mais utilizado do que o TQS por ter um curso mais acessível, o que não significa que esse software é a melhor escolha.

Ele pode ser usado para elaboração de projetos estruturais em concreto armado, alvenaria estrutural e estruturas mistas, e possui uma diversidade de ferramentas para todas as etapas do projeto.

Além de possuir um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, o programa permite a análise de toda a estrutura em um modelo de pórtico espacial e conta com diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos, como lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas.

Na ultima versão de 2021 do software, a empresa AltoQI traz recursos inovadores, como realidade aumentada, visualização tridimensional das armaduras e alta performance para estruturas de todos os portes. Entretanto, embora tenha um custo base mais baixo do que o TQS, o Eberick não possui um suporte tão bom quanto o de seu concorrente.

O certo é que em muitas vezes o Eberick irá se encaixar melhor nas suas necessidades, seja pelo baixo custo e menor necessidade de suporte, seja pela facilidade do seu uso com layout intuitivo e suas outras vantagens. E em outros casos, o TQS será a melhor ferramenta para o engenheiro estrutural que necessita de um software mais completo e com melhor suporte.

Comparando os softwares TQS e Eberick

Quanto às soluções técnicaso TQS é um software mais completo, pois as suas configurações são mais editáveis, enquanto o Eberick permite essas edições, mas com algumas limitações.

Quanto à versão demonstrativa, podemos dizer que ambos os softwares disponibilizam versões gratuitas em seus respectivos sites.

A versão gratuita do Eberick disponibiliza todos os módulos, sem limites de pavimentos, entretanto, ela não realiza salvamentos e não gera pdf, sendo necessário fazer o projeto inteiro e um dia, pois no momento de desligamento do computador o arquivo não é salvo. Já a versão gratuita do TQS não apresenta esse problema, mas só te permite construir até 5 pavimentos.

Quanto ao custo, tanto o TQS quanto o Eberick possuem licenças temporárias e vitalícias, e ambos trabalham a partir de módulos, com preços que variam conforme as versões disponíveis.

Se compararmos a versão mais completa do Eberick, sem limites de pavimentos, com a versão mais completa do TQS, também sem limites de pavimentos, a diferença entre o custo de ambos é mais alta, sendo o Eberick o software mais barato. Já em relação às versões iniciais de ambos os softwares,  o TQS é mais caro, mas a diferença de valores em relação à versão inicial do Eberick é menor.

E aí? Conseguimos te ajudar a entender melhor as diferenças entre esses dois excelentes softwares para a engenharia estrutural?

Nos conte nos comentários se você já trabalha ou trabalhou com algum deles! 
Criado com