Conheça o case de um projeto residencial unifamiliar que gerou outros negócios com uma simples solução.

Um projeto que vendeu outros 20.

ccp
Pensar Engenharia de Estruturas na construção civil é, cada vez mais, conseguir olhar para o produto do cliente em todas as suas dimensões:
  • Custos de Materiais
  • Custos de Mão-de-Obra
  • Prazo de execução
  • Benefícios Arquitetônicos
  • Exequibilidade
Nesse contexto, não existe mais espaço no mercado para projetistas que deixam de apresentar soluções estruturais que agreguem valor para a cadeia como um todo: portanto, olhar para um produto que atenda a conceitos arquitetônicos, a conceitos de exequibilidade (que tem a ver com o custo que os construtores terão que empenhar na estrutura) e custos de materiais (além do impacto socioambiental que as soluções venham trazer).
 Você conhecerá agora a história do Eng. Matheus Marinho, instrutor da ENGINEME e calculista. A partir do seu projeto, mudou a realidade de um condomínio de casas no litoral cearense usando unicamente o conceito do Concreto Protendido:
na foto: Eng. Matheus Marinho - Instrutor ENGINEME e Calculista

qual era a demanda do cliente?

"O projeto chegou através da construtora PREMEX Engenharia. Ele recebeu o projeto em concreto armado. Como já tinha feito um preço fechado para obra, seu objetivo era explorar alternativas estruturais que possibilitassem maximizar o seu lucro na construção - desde que atendesse a todos os requisitos arquitetônicos."

Por que você pensou na solução protendida?

"Começamos pensando no protendido porque a obra tinha um prazo de execução de estrutura de 3 meses em um período de chuvas - e numa proximidade litorânea, era um fator crítico para eventuais atrasos. Eu sabia que a solução protendida conduziria a economias de tempo e possivelmente materiais - apesar dos vãos-médios da estrutura não serem restritivos para pensarmos na protensão. Ao final, rodamos algumas soluções em concreto armado e protendido e escolhemos seguir com uma laje plana e com um radier Protendido, para evitar eventuais usos de fundações indiretas."
veja abaixo um comparativo entre as soluções Original (Concreto Armado) e Protendida

COMPARAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO

A solução Protendida trouxe as seguintes vantagens para o projeto
  • Retirada de dois pilares;
  • Redução de 2 meses no prazo de execução da estrutura;
  • Redução de Custos na Fundação;
  • Economia de 40% em formas e mão de obra;
  • Melhor desempenho de longo prazo na estrutura, que seguramente controlará melhor as deformações progressivas. 
  • Maior liberdade arquitetônica: permitindo que o usuário faça modificações nos cômodos internos a qualquer momento.
Write your awesome label here.

Qual o impacto real da escolha dessa estrutura para o cliente?

"A estrutura foi construída em apenas 1 mês e 10 dias, portanto quase 2 meses antes do período planejado. O construtor ficou muito feliz porque economizou quase dois meses de folha de pagamento. O cliente final e arquiteto também ficaram muito felizes porque além de verem a obra subindo rápido, retiramos 2 pilares da casa, dando mais espaço na garagem. A estrutura em si teve uma economia real (de tempo e materiais) de quase 30%"

assista ao vídeo da construção em 40 dias.

Usando laje plana protendida e Radier Protendido, a Obra de uma residência de alto padrão foi concluída 2 meses antes do prazo.
Write your awesome label here.

 A solução gerou algum impacto para seus negócios?

"A casa chamou muita atenção de todos os outros usuários que estavam concebendo seus projetos, assim como arquitetos e outras construtoras do mesmo condomínio. Todos queriam saber qual era aquela estrutura que subiu tão rápido. O construtor fechou várias outras obras ali mesmo, no mesmo condomínio. Hoje, depois de quase 2 anos daquela primeira casa, eu já realizei mais de 20 casas no mesmo estilo estrutural e estou inclusive precisando recusar alguns projetos pela alta demanda no escritório para esse tipo de estrutura"
O Concreto Protendido não é uma solução para grandes vãos: é uma solução estrutural para qualquer tipo de estrutura: de casas a prédios, para construtores que precisam de maior segurança em seus prazos de execução. Se você é Calculista é quer conhecer mais sobre o como fazer projetos em Concreto Protendido usando o TQS, acesse e conheça o curso Estruturas 4.0 da ENGINEME. 
Criado com