A sigla BIM significa Building Information Modeling, que em português significa Modelagem de Informações de Construção.
Trata-se de um software de bases de dados, em formato digital, de todos os aspectos a considerar na edificação de um projeto, permitindo a criação de um modelo visual 3D e facilitando a visualização do resultado final do projeto em estudo.
Quem trabalha na construção civil já deve saber que o BIM está cada vez mais presente e é uma tendência crescente. Não à toa! A ferramenta veio para solucionar problemas que a indústria já enfrenta há muitos anos, como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.
Muita gente ainda acredita que o BIM é um simples software 3D, mas ele é bem mais do que isso.
O objetivo principal da ferramenta é especificar e unir as informações e os atributos dos projetos de uma edificação de forma integrada e organizada.
Assim, é possível criar, através de softwares baseados no BIM, um modelo 3D detalhado da obra, com um resultado mais próximo do resultado final do que os protótipos 2D, além de tornar as etapas do planejamento e do projeto se mais eficientes.
Imagine um canteiro de obras totalmente conectado, com todos os processos da construção ocorrendo de maneira integrada? Assim fica muito mais fácil resolver os problemas de maneira rápida e com maior assertividade, concorda?
Ou seja, o BIM é um processo inteligente que agrega informações ao projeto, ajuda a gerenciar desde o planejamento da construção até gerenciar a obra e a pós-entrega de um empreendimento.
Sergio Leusin, em sua publicação Gerenciamento e Coordenação de Projetos BIM, afirma que o uso dessa tecnologia engloba uma série de benefícios que vão desde a um aumento de produtividade das equipes que pode chegar de 25% a 50%, redução de prazos de serviços em até 25%, redução de revisões/retrabalho e possibilidade de novas apresentações do trabalho em animações walkthrough, além de experiências de realidade virtual para melhor entendimento do empreendimento.
O autor aponta, ainda, vantagens que o uso da tecnologia BIM pode oferecer durante o processo de obra, como por exemplo a redução de 5% nos prazos e nos custos de obra, aumento da produtividade da mão de obra no canteiro, em especial a de controle e gestão da obra e melhoria da qualidade dos projetos.
Ou seja, a tecnologia BIM permite o alinhamento de todo o backoffice em cada etapa do projeto, da sua concepção até a manutenção pós-entrega, contribuindo para uma melhor gestão de economia e eficiência.
É por esses detalhes e recursos que o BIM está ganhando cada vez mais espaço nos escritórios, especialmente da área de Construção Civil.
E você, engenheiro e engenheira?! Tem alguma dúvida sobre BIM? Pergunte nos comentários! 😊